Vício na utilização da Net pode danificar o cérebro

Fonte: Jornal de Angola


Um estudo elaborado por pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências, divulgado ontem, concluiu que o uso excessivo da Internet pode causar graves danos cerebrais em adolescentes, comparáveis aos produzidos pelo consumo de cocaína e álcool.


A pesquisa, que analisou 17 adolescentes “viciados em Internet” como amostra e comparou os resultados com outro grupo que não o era, determinou que o uso da web entre jovens cujo cérebro ainda não se formou completamente pode causar danos na “matéria branca” do órgão.

O uso excessivo da Internet desgasta a mielina, uma substância que cobre e protege as fibras neuronais, segundo o professor Lei Hao, do Instituto de Física e Matemática de Wuhan, um dos autores do estudo referido pelo jornal “South China Morning Post”.

Lei Hao explica que as fibras neuronais funcionam como “transmissores eléctricos” no sistema nervoso e, neste caso, a mielina é comparável à cobertura plástica de um cabo: ao ser danificada, pode afectar a comunicação neuronal.

Os 17 adolescentes viciados que foram objecto do estudo são pacientes do Centro de Saúde Mental de Xangai.

A dependência em Internet é considerada uma doença na China, onde existem centros de reabilitação, alguns dos quais geraram polémicas pelo uso de técnicas como os choques eléctricos e a violência física.

O estudo chinês esclarece que, por enquanto, a relação directa entre o uso de Internet e os danos cerebrais foi comprovada apenas em adolescentes e não em adultos, dada a estrutura diferente do seu cérebro.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SERA ERRADO OUVIR MUSICA MUNDANA?

Igreja Mundial em Angola suspeita de lavagem de dinheiro

O HOMOSSEXUALISMO EM ANGOLA