O Papel da Mulher num Relacionamento

Mais do que mães e donas de casa, as mulheres desempenham um papel insubstituível num relaccionamento.
1Co 11:9- além disso, o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.
Tudo isso começou, quando Deus criou o homem e em Gn 2-18, podemos observar que Deus achou que não era bom que Adão vivesse só e criou alguém que o auxiliasse e correspondesse. Queria ressaltar o final deste versículo; Deus disse que Eva além de auxiliar deveria também corresponder a Adão. Nos versículos seguintes (Gn 2.19-25) podemos observar como foi a criação de Eva; o facto de Adão não ter encontrado ninguém que o auxiliasse e correspondesse entre os animais do Éden; ou seja; ele precisava de alguém que o amasse como homem, entendesse, partilhasse o seu dia-a-dia; que realmente o completasse; por isso Deus criou Eva.


Podemos também observar o papel de Sara em toda jornada de Abraão. Deus chamou Abraão (Gn 12-1-3) e prometeu a ele abençoa-lo de tal maneira que a sua descendência seria numerosa como o pó da terra e como as estrelas do céu (Gn 13-16; Gn 15-5). Ok isso era muito bom. Mas como isso seria possível se Sara era estéril (Gn 16-1:2)? Abraão até teve um filho com sua escrava Hagar, mas não era esse o filho da promessa; este tinha que vir do ventre de Sara.
Gn 17.15:16-Disse também Deus a Abraão: "De agora em diante sua mulher já não se chamará Sarai; seu nome será Sara. Eu a abençoarei e também por meio dela darei a você um filho. Sim, eu a abençoarei e dela procederão nações e reis de povos.
Abraão era o pai das nações e só do ventre de Sara procederiam as nações. Ela é a mãe das nações. Ismael sendo o primeiro filho de Abraão com sua escrava, zombava de Isaque, filho de Sara e esta disse a seu marido que expulsasse a Hagar e a seu filho. Isto parecia duro aos olhos de Abraão (Gn 21.9-11) . Mas Deus disse que Abraão devia dar ouvidos a sua esposa porque era Isaque que Deus escolheu; Gal 4: 22-31 explica que estas duas mulheres representam duas alianças, de filhos nascidos segundo a carne e segundo a promessa e em Gal 4.28-31 explica o porque da atitude de Sara para com a serva e seu filho e porque que Deus aprovou tal coisa. Nisto vemos o papel primordial de Sara para o cumprimento da promessa na vida de Abraão.


Amados, analisemos agora um exemplo de prudência feminina "Abigail". Esta linda mulher era casada com um homem insensato, que destratou a Davi e a seus servos demonstrando tamanha ingratidão (1 Sm 25.5-11). Davi não muito contente com a situação, decidiu massacrar todos os homens de Nabal até que Abigail impediu essa grande tragédia de acontecer(1 Sm 25-22).
Primeiramente ela assumiu a culpa por seu marido (1 Sm 25-24) e depois falou a Davi de tal modo que não só salvou a seu marido, mas também impediu Davi de pecar derramando tanto sangue inocente. Ela salvou famílias e ainda trouxe mantimentos para Davi e seus homens; e este ficou grato pela sua acção (1 Sm 25.32-35). Abigail fez o que seu marido foi incapaz de fazer.


A mulher também desempenha um importante papel num relacionamento porque como auxiliadora, é nela que o seu companheiro deposita sua confiança; pois assim foi com Adão (Gn 3-6), que confiou em sua esposa de tal modo que até desobedeceu a Deus e quando Deus o questionou ele simplesmente apontou a Eva como responsável (Gn 3-12) porque como auxiliadoras somos responsáveis por aquilo os nossos companheiros fazem, por isso Abigail assumiu a culpa por Nabal . Uma mulher deve saber dar bons conselhos a seu companheiro e nunca desvia-lo do caminho do Senhor; pois o erro que Eva cometeu teve consequências sobre toda a humanidade e do mesmo modo o conselho que Sara deu a Abraão para que esse tivesse uma filha com a escrava, a intenção era boa , mas não deixava de ser pecado criando assim duas nações que guerreiam até aos dias de hoje. E podemos ver também como foi o reinado do rei Acabe. Reinando em Israel, andou nos mesmos pecados que Jeroboão e ainda tomou por mulher uma estrangeira (1 Rs 16-31); Jezabel, a esposa do rei Acabe, além de ser uma mulher idólatra , era manipuladora e assassina(1 Rs 18-13; 1 Rs 21-25), fazendo com que não só o rei mas todo Israel andasse em pecado.




Submissão e Emancipação
-Direitos Iguais
Vivemos numa sociedade globalizada, em que os homens querem modernizar tudo, até a Bíblia. É lícito a uma mulher ser independente em todos os aspectos? Sim, desde que não se desvie das santas escrituras. Nos dias de hoje, as mulheres lutam pelo reconhecimento em todos os aspectos querendo até dominar sobre os homens. Enquanto que as coisas não são bem assim.
Gn 3.16- Á mulher , ele declarou: multiplicarei grandemente o seu sofrimento na gravidez; com sofrimento voce dará à luz filhos. Seu desejo será para o teu marido, e ele a dominará.
Essa foi a declaração de Deus para Eva, e nela podemos observar que o ser dominado não é o homem, mas sim a mulher.
Ef 5.24;33- Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos.
Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito.
Num relacionamento, a mulher deve submeter-se a seu marido e respeitá-lo, cumprindo assim o papel atribuído pelo Senhor. Em 1 Pe 3.1-2, podemos observar que a rectidão de uma mulher de Deus atrai seu marido a Cristo podendo este ser ganho sem palavras, e não só; 1Co 7.13-14;17 , podemos também observar que uma mulher de Deus tem a graça de ter um marido descrente, santificado e filhos puros somente pela sua obediência a palavra de Deus.


Por isso amadas, assim como Eva, Sara, Abigail e tantas outras mulheres, desempenhemos verdadeiramente o nosso papel, tal como a palavra de Deus nos ensina, vivendo a cada dia em santidade e temor a Deus (1 Pe 3-6).


Marcieth Luís

Comentários

  1. Decordo quanto à parte da Eva. Acredito que Adão sabia do que se tratava, ele decidiu comer, da mesma forma que ela decidiu.
    Ela não teve culpa sozinha. Quanto à Sara,eu digo a mesma coisa. Ela ofereceu, mas ele aceitou.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Comente, deixe o teu ponto de vista mas nao fira susceptiblidades.

Os comentarios com palavrões não serão publicados.

Mensagens populares deste blogue

Igreja Mundial em Angola suspeita de lavagem de dinheiro

Irmã Sofia de volta a ribalta

Perigo: Igreja Mórmon em Angola!