O Jesus da Igreja Universal

Recentemente enquanto dirigia-me para a faculdade, o motorista do táxi estava ouvindo um programa da IURD, aproveitei para ouvir umas boas heresias e reflectir em como as pessoas deixam de servir ao Deus vivo e aceitam a oferta de Satanás, o Diabo:
O diabo o levou a um lugar alto e mostrou-lhe num relance todos os reinos do mundo. E disse-lhe: Eu lhe darei toda autoridade sobre eles e todo seu esplendor, porque me foi dado e e posso dar a quem quiser. Então se me adorares tudo será teu.
Lucas 4:5-7
Chamou-me a particular atenção um testemunho de um jovem que disse que a sua vida financeira e familiar mudou para melhor desde que aceitou o «Jesus da igreja universal», as palavras são dele não minhas. Nisso ele tem razão, somente o Jesus da igreja universal se preocupa tanto em enriquecer os seus membros a despeito das reais qualidades bíblicas que vão muito alem dos bens materiais.
Estes e outros testemunhos levaram-me a reflectir sobre uma questão bastante premente e actual:
O Jesus da igreja universal é o Jesus Cristo da bíblia?
Para responder a esta pergunta, vamos comparar os dois e ver o que as escrituras dizem disso.
1º O Jesus da Igreja Universal é a favor do aborto.
O Jesus bíblico, o nosso Deus, através da bíblia condena claramente o aborto, por ser uma forma de assassinato de bebes inocentes. (Êxodo 21:22,23) Temos pois em mente que a palavra de Deus considera a vida de um feto como a vida de um adulto. Jeremias 1:5
2º O evangelho do Jesus da Igreja Universal é diferente do Jesus da Bíblia.
A igreja Universal prega um evangelho totalmente diferente daquele pregado por Jesus Cristo, pois está fortemente baseado no hoje e agora. Um evangelho temporário que procura atrair os incautos através de testemunhos como o de dona Henriqueta que ergueu em um ano um império financeiro que tentava erguer em cinco anos, isso depois de conhecer o Jesus da igreja universal. Conta-se as vantagens de um Jesus que recompensa quem da os dízimos que são cobrados quase que diariamente, a despeito das recompensas futuras.
Amados irmãos, o evangelho da igreja de Edir não é nada bíblico na sua génese, pois é apenas uma versão abrasileirada do cancro neo-pentescotal de Kenneth Hagin e Kenneth Coppeland, criadores da doutrina demoníaca da prosperidade. Ao analisares o programa da igreja universal verás claramente a inclinação para o materialismo e para a deificação do próprio homem (entenda-se super crentes).
A IURD, como os outros pregadores do movimento da prosperidade, distorcem as escrituras para tentarem apoiar as suas doutrinas descabidas para extorquirem os menos desavisados. A bíblia avisa muito sobre o amor ao dinheiro e riquezas ( 1 tim 6:10, Lc 16:13).O amor ao dinheiro e as coisas materiais que é fortemente incentivado através de louvores deterministas e pregações que definham quem tem poucas posses e é tido como um sinal de aprovação divina a posse de muitos bens materiais. O amor ao dinheiro é claramente um sinal que o crente tem uma perspectiva temporal e não eterna e bíblica. A bíblia alerta ainda que o amor ao dinheiro pode induzir a destruição. O apóstolo Paulo declara: As pessoas que querem ficar ricas, caem em tentação ( 1 tim 6:9). O nosso Senhor Jesus, não o da igreja universal, mas o bíblico, alertou os seus seguidores sobre o perigo de se apegarem as buscas de bens materiais. e orientou-nos como seus discípulos para que tivéssemos uma perspectiva eterna e olhássemos para as coisas de cima ( cl 2:1-2) e não acumulássemos bens materiais na terra onde a traça e a ferrugem os corroem(jo6:27, Mt 19:19,20).
Amados, a bíblia aconselha-nos a viver de modo íntegro, pois deste modo podemos descansar seguros, porque Deus nos providenciará o necessário para a vida e viver de acordo com filipenses 4:12. O apóstolo Paulo disse que podia tudo naquele que lhe fortalece, mas não se considerava uma pessoa infeliz nem amaldiçoada quando sofria por amor a Cristo: Até a presente hora sofremos fome, e sede, e estamos nus, e recebemos bofetadas, e não temos pousada certa, e nos afadigamos, trabalhando com as nossas próprias mãos. Somos injuriados e bendizemos, somos perseguidos, e sofremos, somos blasfemados, e rogamos, até o presente somos como o lixo deste mundo, e como escória de todos (1 coríntios 4:11-13).
A atracção da IURD, reside do aparente sucesso, pois as pessoas estão a busca de coisas que lhe satisfaçam e que dêem certo. o que agora importa é o sucesso, as pessoas estão aceitando qualquer doutrina e conceito desde que traga sucesso. Ninguém se quer lembrar das palavras de Jesus; deixe tudo e segue-me.
A IURD não é cristã e as suas doutrinas não são bíblicas, aconselho-te pois, se pertences a uma igreja semelhante, a te arrependeres e voltares para Jesus Cristo e ele te esclarecerá.
Amado leitor, este é o primeiro artigo sobre uma serie documentada que visa falar sobre as seitas que provêm do pentecostalismo, formando o neo-pentecostalismo. Neste artigo falamos um pouco sobre a igreja universal, prometemos continuar e desmitificar as suas doutrinas em outros artigos.

Manuel Dilandamoko

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Irmã Sofia de volta a ribalta

Igreja Mundial em Angola suspeita de lavagem de dinheiro

Perigo: Igreja Mórmon em Angola!