Receita Para Baptismo no Espírito Pentecostal

Sempre que leio o manual da escola bíblica da Assembleia de Deus (EBAD), fico triste por ver que muita coisa que lá se encontra não tem respaldo bíblico, e gostaria de compartilhar em amor algumas coisas.
Todos nós sabemos que todos cristãos são baptizados no Espírito Santo (1 coríntios 12:13), logo após a conversão.
Estranhei ao ver os requisitos para ser baptizado no Espírito Santo no referido manual, que utiliza uma série de versículos distorcidos e escolhidos aleatoriamente, que vou passar a citar e analisar a luz das escrituras cada um deles.
Manual da EBAD:
Como receber o baptismo no Espírito:
1.Ser um cristão obediente actos

Refutação:Pedro disse que Deus outorgou (o Espírito santo) aos que lhe obedecem (actos 5:32). Isso significa que a obediência é uma condição para que o Espírito seja dado e, portanto, somente alguns cristãos (os obedientes) possuem o Espírito? Sim, se a obediência for entendida da maneira como Pedro a usou. Ele estava falando ao sinédrio, grupo formado por judeus que não criam em Jesus, e concluiu o seu discurso pedindo que fossem obedientes. Mas obedientes a quê? Certamente a obediência do sinédrio nada tinha a ver com a vida cristã, pois eles não eram cristãos. A obediência que Pedro lhes pedia era a crença na verdade: Jesus era o seu Messias. Pouco tempo depois, alguns dos sacerdotes em Jerusalém creram, pois Lucas disse: também muitíssimos sacerdotes obedeciam a fé (actos 6:7).
Duas referências usam a obediência como sinonimo para a aceitação da salvação em Cristo.
Paulo descreveu o propósito da sua missão da seguinte forma: para a obediência da fé entre todas as gentes pelo seu nome (Romanos 1:5,ARC).
O autor de hebreus disse que Cristo tornou se o autor da salvação eterna para todos que lhe obedecem (Hb5:9).
Portanto se a obediência for entendida correctamente, então ela é uma condição para que a pessoa receba o Espírito.
(Charles C. Ryrie, teologia ao alcance de todos).
De recordar que é esta passagem trata de habitação e não batismo.
2.Confessar e receber o perdão do pecado dos seus pecados (1João 1:9)

Refutação: se tivermos em conta que esta é uma condição para receber o Baptismo, então chegaremos a inevitável conclusão de que os que não receberam o baptismo pentecostal (carismático), têm algum tipo de pecado oculto não confessado. Separando os cristãos em duas classes (os baptizados no Espíritos, mas santos e portanto mais próximos de Deus, e os não baptizados menos santos e portanto menos espirituais).
Uma análise rápida na passagem de João citada acima chegamos a conclusão que em parte alguma dessa passagem e das escrituras, ela é apresentada como condição para receber o baptismo no Espírito. Sabendo também que Deus não faz acepção de pessoas (Actos 10:34).
3.Ter um profundo desejo de receber o baptismo no Espírito Santo (Salmos 42:2)

Refutação:Em nenhuma passagem das escrituras encontramos uma exortação para os cristãos buscarem o baptismo no Espírito. Se fosse assim tão fulcral como apregoa o movimento carismático (católicos carismáticos, assembleianos e pentecostais no geral), não seria de esperar uma ordem clara nas escrituras em relação a isso, mas em vez disso o apostolo Paulo diz que todos nós fomos baptizados no Espírito.

A passagem do livro de salmos nem de longe fala de um profundo desejo de receber um baptismo no Espírito, o salmista diz que a sua alma anseia por Deus, e vemos que encontra-se numa situação angustiante, em lágrimas e clamando que a Deus que ele mostre a sua face e o restabeleça:
Direi pois a Deus, minha rocha:

Porque te esqueceste de mim?

Salmos 42:9

Ao menos que a situação da pessoa que não recebeu o baptismo carismático-pentecostal seja desse desespero e abandono relatado no livro de salmos 42.
Vimos que os gentios na casa de Cornelio não tinham esse desejo ardente que os carismáticos dizem ser necessário ter, mas enquanto Pedro estava falando estas palavras o Espírito Santo desceu sobre todos que ouviam a mensagem (actos10:44). É de realçar que isso aconteceu indiscriminadamente a todos que creram e que ali estavam.
Guardai – vos desse profundo desejo carismático.
4.Desejar o poder purificador de Deus (Lucas 11:5-13)

Refutação: Desejar o poder purificador de Deus? São purificados apenas aqueles que receberam o baptismo carismático-pentecostal?
A parábola acima no livro de Lucas foi dita em uma época que o Espírito ainda não havia descido para os discípulos, a forma que os carismáticos pentecostais a interpretam dá entender que alguns cristãos não têm o Espírito, mas todos nos sabemos que o Espírito foi dados a todos quantos receberam a Jesus. E que somos purificados pelo sangue de Jesus derramado a favor de todos, principalmente pelos eleitos do Pai.
5. Receber o baptismo pela fé (João 1:33).

Refutação:Mais uma vez em nenhuma passagem das escrituras encontramos alguma exortação para termos uma fé adicional para recebermos o baptismo no Espírito. Aliás nesse ponto os carismáticos têm razão, temos de reconhecer pela fé que os todos cristãos já foram baptizados no Espírito (1 Coríntios 12:13). Não devemos buscar algo que a bíblia diz que já temos.
6. Entrar na sua presença com louvores e adoração (Salmos 100:4)
Refutação: Isto é um autentico Deus me acuda! Em que parte das escrituras diz que isso é necessário para o baptismo no Espírito, louvar desesperadamente com o intuito de receber o baptismo, nos exemplos das escrituras nem no dia dos Pentecostes isso é mencionado como condição para alguém receber o Baptismo, mais uma vez virão me falar em experiencias, mas para não corrermos o risco de sermos como os católicos e passarmos a nos basear em experiencias e tradições humanas; devemos submeter-nos a experiências a prova da palavra de Deus e não o contrário. Devemos evitar desculpas do tipo: você não sabe o que eu senti. Nem procurar fazer algo e depois tentar encontrar versículos bíblicos distorce-los para justificar a nossa prática.
7. Começar a pronunciar as palavras em línguas que nunca falou.

Refutação: Vemos aqui nesse requisito um engodo claro, então para sermos baptizados temos de começar a pronunciar palavras em línguas que nunca falamos. Pois segundo os carismáticos isso é consequência do baptismo. Incoerência no Manual da assembleia?!
Nenhuma parte das escrituras afirma que todos os crentes devem falar em línguas, pelo contrário o apostolo Paulo afirma que todos nós fomos baptizados no Espírito (Romanos 8:9; 1 Coríntios 12:13; Efésios 1:13-14) mas que nem todos falamos em línguas (1corintios 12:30).
A bíblia diz que no corpo de Cristo temos todos diversos dons, e que todos não podemos ser mãos ou pés nesse corpo. Parece que no movimento carismático todo mundo é boca.
Varias passagens em que relatam a conversão e o consequente baptismo no Espírito sem no entanto falarem em línguas os baptizados (Actos 2:41; 8:5-25; 16:31-34; 21:20).
8. Espírito quer conceder línguas e não palavras inteligíveis (Actos 2:4)

Refutação: é bem verdade, a palavra traduzida por língua significa literalmente idiomas tanto em actos 2,10,19. Portanto se muitos assembleianos lessem um pouco de sua apostila da escola bíblica, verão que muito daquelas frases repetitivas não são línguas, mas palavras sem sentido.
Assim acontece com vocês. Se não proferirem palavras compreensíveis com a língua como alguém saberá o que esta sendo dito? Vocês estarão simplesmente ao ar.

Sem dúvida, a diversos idiomas no mundo, mas nenhum dele é sem sentido.

1Corintios 14:9-10



9. O baptismo deve ser extensivo, não é só para uma pessoa.

Refutação: Coitada da Teresa, pois ela apregoa pelos quatro que foi baptizada em casa e sozinha, quando não sabia o que era isso. Parece que segundo o manual da assembleia aquilo não é baptismo. Como eles, outros cristãos dizem ter sido baptizados no Espírito em particular. É melhor procurarem bem um novo nome para darem aos baptismos particulares.
Ate onde eu sei a doutrina de dois baptismos é nova, e posterior a 1909. Portanto devemos com amor rejeitá-la.
Quais os reais requisitos para receber o dom do Espírito (ser baptizado)? Pedro respondeu em actos 2:38, compare com actos 10:45 (dom).
Portanto se não és baptizado ainda não és cristão, não fazes parte do corpo de Cristo e muito mais.
To be continued…..
Manuel Dilandamoko

Comentários

  1. Paz do Senhor amado irmão Manuel, tenho acompanhado seu trabalho desd 2007 e tenho visto sua árdua luta pelo evangelho puro, espero que continue nesta fé e que tudo o que estiver errado nas igreas seja abertament falado neste blog, para que o povo de Deus saiba viver piament em Cristo sem depender de denominações............

    com Amor....Marcieth

    ResponderEliminar
  2. Gostaria que seguissem meu Site e meu Twitter!

    Site: www.apostoloquatroevangelhos.blogspot.com

    Twitter: www.twitter.com/apostolonunes

    ResponderEliminar
  3. tem um selinho para vc no meu blog - Passa lá para pegar

    Novo post: Selinho Happy 101

    tem um selinho para vc no meu blog

    link: http://aureliomcgomes.blogspot.com/2010/03/selinho-happy-101.html

    "ou clique aqui -> Post - Selinho Happy 101"

    Amo ler seus comentários e tenho prazer em responde-los

    "clique aqui http://aureliomcgomes.blogspot.com/"

    Fique na paz do Senhor
    Será um prazer ler seus comentários,
    Faça um Blogueiro mais feliz, COMENTE!

    Atenciosamente,
    "Aurelio MC Gomes - Blog Eu Sou o Mensageiro!"

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Comente, deixe o teu ponto de vista mas nao fira susceptiblidades.

Os comentarios com palavrões não serão publicados.

Mensagens populares deste blogue

Igreja Mundial em Angola suspeita de lavagem de dinheiro

Irmã Sofia de volta a ribalta

Perigo: Igreja Mórmon em Angola!