O MOVIMENTO PENTECOSTAL E A SALVAÇÃO POR OBRAS

Uma vez salvo, sempre salvo é biblico?

Contudo se alguém crê em Deus, que aceita o pecador, Deus faz com que ele seja justificado, por causa de sua fé e não por suas obras.



Romanos 4:5



Temos por costume como cristãos evangélicos e ortodoxos pregar que a salvação não é por obras mas unicamente pela fé, mas surpreende-me que preguemos também indirectamente a salvação pelas obras. Parece contraditório não é?

Vou explicar, ao afirmamos que “uma vez salvo, sempre salvo não é bíblico estamos tomando exactamente essa postura ambígua.

Recentemente li uns comentários pentecostal que defendiam exactamente isso, curiosamente teologia que vai de acordo com as doutrinas de muitas ou quase todas seitas, que acrescenta algo mais a fé para que o cristão seja salvo.



Porque pela graça estão salvos, mediante a fé. E isto não é mérito vosso, é dom de Deus.


Não vem das obras para que ninguém se glorie.


Efésios 2:8-9



A bíblia é bem clara ao proferir que a salvação é uma oferta de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, e que as nossas obras nada contribuem para isso para que tenhamos motivos para nos gabar diante de Deus. Se a salvação não vem das obras como pode alguém se perder por não praticar obras? Se as obras não nos justificam como podem nos condenar? Não nos esqueçamos aqui que a questão é se o cristão pode perder a salvação?

De certeza que o ensino pentecostal e de muitas seitas como as testemunhas de Jeová é bem contraditório ao ensino bíblico ortodoxo da justificação exclusiva pela fé.

Quando alguém realmente nasceu de novo, essa pessoa é selada pelo espírito santo ate ao dia da libertação (efésios 4:30), isso não dependendo do que essa pessoa faz, o selo continuara sempre, pois é ate ao dia da libertação, se o cristão perdesse a salvação então não seria mais ate ao dia da libertação e o selo seria retirado contrariando assim a promessa.

Quando a pessoa recebe a Jesus como salvador, esta pessoa é regenerada e baptizada no corpo de Cristo transforma se logo numa nova criatura.



Pois em um só corpo fomos baptizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. A todos nos foi dado beber de um único Espírito.


1Corintios 12:13



Eis que se alguém esta em Cristo nova criatura é, as coisa velhas já passaram eis que tudo se fez novo.


2Corintios 5:17



Portanto se um cristão perdesse a salvação, teria de ser arrancado do corpo de Cristo mutilando assim o corpo de Cristo, teria de perder o novo nascimento e regeneração. Imagina como alguns pentecostais têm dito: “hoje estou salvo, amanhã não sei”, quantas vezes teríamos de nascer e de ser baptizados no corpo de Cristo (efésios 4:5).

A salvação amados irmãos, esta assente exclusivamente na pessoa de Deus, sabemos pois que o sangue de Cristo nos purifica de todo pecado, não de alguns, mais de todos (1joão 1:17). Se um pecado pudesse nos afastar da salvação então a morte de Cristo não pagou por este pecado, mas a bíblia diz que pagou.



E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.


Meu pai que mas deu, é maior do que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu pai.


João 10:28-29

Vemos uma promessa de Deus, que ninguém pode tira-lo da sua mão, logo ninguém quer dizer ninguém, nem mesmo a própria pessoa.



Aquele que é poderoso para impedi-los de cair e apresenta-lo diante da sua gloria sem mácula e com grande alegria.


Judas 24



E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia.


Porque a vontade de meu pai é que todo aquele que olhar para o filho e nele crer tenha vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.


João 6:39-40



Há ter mente que a obras são apenas para o galardão, nunca para a salvação.



A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.


se a obra de que alguém edificou nessa parte permanecer, esse recebera galardão.


Se a obra de alguém se queimar, sofrera detrimento; mas o tal será salvo, todavia como que pelo fogo.


1Corintios 3:13-15





Vemos pois uma passagem que se refere ao tribunal de Cristo para os crentes, e o que o que esta em jogo não é a salvação mais sim as obras, pois todos são salvos, “como que pelo fogo”.

Somos santos e justificados pelo sacrifício de Cristo Jesus na cruz, e não pelas nossas obras (1 Corintios1:1-2).

Muitas vezes ficamos em duvida se estamos salvos por não crermos na perseverança ou segurança do cristão, principalmente quando tem um pecado serio na vida. Mas a palavra é reconfortante em relação a isso:



Escrevi-lhes estas coisas, a vocês que crêem no nome do filho de Deus, para que vocês saibam que tem a vida eterna.


1 João 5:13

Um exemplo claro de todos que crêem serão salvos e não apenas o que perseverarem, é encontrado em 1 Coríntios 5:5.

Bem, devemos ter em conta a segurança do Cristão, não é um livre transito para pecarmos, mas sim para glorificarmos o Senhor através das boas obras que dão testemunho da nossa fé(2 Co7:1, Tg2:6,hb6:9-10).

Agora afirmo pois com toda convicção, que a frase uma vez verdadeiramente salvo, sempre salvo, é bíblico.

E termino com a doxologia do apostolo Paulo em romanos, que corrobora com a segurança eterna do cristão verdadeiro, sabendo de que Deus dando nos um dom eterno jamais o retirará.

Sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.


Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conforme a imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogénito entre muitos irmãos.


E aos que predestinou estes também chamou; e aos que chamou também justificou; e aos que justificou estes também glorificou.






que diremos pois diante dessas coisas? Se Deus é por nos quem será contra nos? Aquele que não poupou seu próprio filho, mas o entregou por todos nos, não nos dará juntamente com ele, e de graça todas as coisas?


Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus?


É Deus quem os justifica. Quem os condenara? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e esta a direita de Deus, e também intercede por nos.


Quem nos separará do amor de Cristo? Será a tribulação, ou angustia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como esta escrito:






Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias;


Somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro.






Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.


Pois estou convencido de que nem a morte nem a vida, nem os anjos nem demónios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que esta em Cristo Jesus, nosso Senhor.


Romanos 8:28-39



Manuel Dilandamoko






































Comentários

  1. pastor me responda uma questão......os mortos tanto os salvos como os não salvos estão dormindo o sono eterno até o dia do Senhor Jesus ou quem está salvo está no paraíso e quem está perdido está no inferno???.....me responda esta questão por favor obrigado...........

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Comente, deixe o teu ponto de vista mas nao fira susceptiblidades.

Os comentarios com palavrões não serão publicados.

Mensagens populares deste blogue

Igreja Mundial em Angola suspeita de lavagem de dinheiro

Irmã Sofia de volta a ribalta

Perigo: Igreja Mórmon em Angola!